Notícias, Sem Categoria

24/01/20

Anoreg e Braskem dialogam sobre ações na Central do Morador

Em mais um encontro, Anoreg e Braskem dialogaram sobre as ações da Central do Morador. O presidente da Associação, Rainey Marinho, acompanhado do advogado Felipe Cajueiro, recebeu os representantes da Braskem para definir detalhes da participação dos cartórios de Alagoas na ação que visa atender à população que vive na área de resguardo e encosta considerada de risco com a legalização da posse de imóveis da localidade.

“Conforme orientação do CNJ, a missão da Anoreg é identificar as famílias que não tem a documentação das casas e resolver o quanto antes a posse desses imóveis”, afirmou o presidente da entidade, reforçando que a regularização documental é o primeiro passo para inclusão dos moradores em programas oficiais ou em ações de realocação em imóveis em áreas de segurança.

As ações da Anoreg começaram bem antes da Central do Morador, de forma voluntária em parceria ao Poder Judiciário, com o lançamento do Posse Legal, que legalizou a situação de dezenas de casas no bairro do Pinheiro. “Com o convênio firmado com a Braskem, através da Corregedoria Geral de Justiça, estamos atendendo a mais famílias dos bairros do Pinheiro, Bom Parto e Bebedouro, e de forma mais rápida. Estamos cumprindo nosso papel social como sempre fazemos”, afirmou o presidente da Anoreg/AL.

Para Maria Flávia Seabra, que apoia a Braskem no projeto, os cartórios tem um papel fundamental no contexto. “Os cartórios são fundamentais; os cartórios tem uma função pública muito importante, quer seja na

Intensificação de pessoas, cadastro e pra identificar dos imóveis e das suas respectivas ocupações. O apoio vai ser fundamental, principalmente, pra que a gente possa ter uma agilidade maior na localização de documentos referente às propriedades e também na regularização e garantia da regularidade das áreas que são efetivamente regularizadas, que é a posse”, avaliou.

Uma equipe da Anoreg está instalada na Central do Morador para atender a população que precisa legalizar a posse do imóvel.