Notícias

09/04/21

Ex-tabeliã de Palmeiras dos Índios é homenageada com nome de comenda

A tabeliã Maria Daguia Queiroz de Barros falecida no dia 18 de fevereiro passado, vítima de covid-19, foi homenageada para ser nome de uma  comenda dedicada as advogadas palmeirenses. A iniciativas é da Câmara de Vereadores do município de Palmeira dos Índios.

A lei que institui o Dia Municipal da Valorização da Mulher Advogada em Palmeira dos Índios foi sancionada, na segunda-feira (5) e a data será comemorada anualmente no dia 18 de fevereiro.

Todo ano será homenageada uma advogada indicada pela Subseção da OAB-AL de Palmeira dos Índios que tenha se destacado no município por relevante trabalho realizado e pela luta em defesa dos direitos e garantias do cidadão, recebendo a Comenda Maria Daguia Queiroz Barros. Maria Daguia foi tabeliã em Palmeira dos Índios por 25 anos.

O presidente da Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg/AL), Rainey Marinho, comemorou a homenagem a ex-tabeliã. “A homenagem é extremamente justa. Dona Daguia foi uma grande companheira, uma grande notária; ela muito honrou durante toda a sua vida funcional o cargo que ela ocupada. Essa homenagem vem em boa hora pra lembrar ao povo de Palmeira dos Índios tudo que dona Daguia fez em seu trabalho. Estou muito feliz e muito honrado em nossa classe ter recebido, na figura da dona Daguia, uma homenagem tão bonita e tão sincera”, avaliou Rainey Marinho.

O presidente da Subseção da OAB, Marcus Ribeiro, salientou a importância da instituição dessa data. “O Dia Municipal da Valorização da Mulher Advogada é uma homenagem merecida e necessária, que tem muita relevância para a advocacia para as mulheres de Palmeira dos Índios”, disse.

O presidente da Subseção também destacou a homenagem à ex-tabeliã, Maria Daguia Queiroz de Barros, considerando como uma forma de reconhecimento por quem durante muito tempo se doou à comunidade palmeirense e à Justiça.

Para o presidente da OAB-AL, Nivaldo Barbosa Jr., a homenagem é mais um avanço na luta e reconhecimento das mulheres, sobretudo na advocacia. “É mais uma data para homenagear mulheres advogadas, dessa vez em Palmeira dos Índios. Em nome da advocacia, a Ordem agradece a homenagem merecida”, disse.