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04/01/21

Corregedoria lança portal que centraliza todos os serviços do Extrajudicial

Com o objetivo de centralizar todos os serviços eletrônicos que são essenciais aos cartórios extrajudiciais de Alagoas, a Corregedoria Geral da Justiça (CGJAL) lançou o Portal Extrajudicial, que reúne ainda uma série de informações necessárias aos cartorários, além de ferramentas de consulta de autenticidade dos selos digitais, simulador de emolumentos e permite encontrar endereço e contato de todos os cartórios.
O projeto foi consolidado durante a atuação do então coordenador do Selo Digital, Wilson Felipe, que viu a necessidade de juntar todos os procedimentos em um só lugar. “O projeto foi uma continuação da linha de avanços tecnológicos da Corregedoria no campo Extrajudicial. Percebemos que tínhamos muitos serviços eletrônicos espalhados em vários locais, então decidimos centralizar todos os que tem a ver com o extrajudicial em um só lugar, podendo, assim, facilitar o acesso à informação de todos os partícipes desses serviços”, comentou Wilson.
As legislações vigentes também constam no Portal, assim como portarias e provimentos da CGJAL, sendo possível acompanhar os plantões extrajudiciais, consultar informações sobre selos digitais emitidos nos documentos, arquivos referentes aos selos extraviados a nível nacional e as tabelas com os valores dos emolumentos. A Consolidação Normativa Notarial e Registral (CNNR), que orienta acerca das atividades inerentes aos cartórios, também está no novo canal.
Para o atual coordenador do Selo Digital, Jonathan Araújo, é uma forma de unificar serviços e isso, sem dúvidas, traz benefícios para os cartórios e para a população em geral, com todos os links necessários aos serviços extrajudiciais, como malote digital, simulador de emolumentos e ouvidoria.
“Nosso objetivo é, acima de tudo, dar transparência aos atos, assim como possibilitar que os usuários confiram a autenticidade dos documentos com mais facilidade. Reunir todos esses serviços vai garantir agilidade no trabalho dos serventuários e, consequentemente, dar celeridade aos serviços prestados à sociedade”, ressaltou Jonathan.
O Portal disponibiliza um campo com avisos sobre os horários de atendimento dos cartórios e com informações sobre a suspensão dos serviços em virtude de feriados ou por outros motivos entendidos pela Corregedoria. Apresenta ainda a lista dos cartórios que já estão aptos a realizarem audiências de mediação e conciliação, com atualização sempre que a autorização do serviço for concedida pela Corregedoria a novas unidades.
Jonathan afirma ainda que o layout é responsivo, ou seja, adaptado para que as páginas possam ser exibidas em qualquer formato de tela, sem prejuízo na leitura das informações, com acesso por meio de desktop, tablet ou smartphone. “Os interessados podem, ainda, consultar manuais do usuário e vídeos orientativos sobre os serviços”, concluiu.