Notícias

08/02/19

Rainey Marinho é empossado presidente da IRTDPJBrasil

Registradores de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil reuniram-se na noite desta quarta-feira (06/02), em Brasília (DF), para a cerimônia de posse da nova diretoria do Instituto de Estudos de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil (IRTDPJBrasil), que empossou Rainey Alves Marinho, registrador em Alagoas, como presidente da entidade para o triênio 2019-2021.

O evento, bastante prestigiado por registradores de TD e PJ de todo o Brasil, contou com as presenças dos deputados federais Celso Russomano (PRB/SP) e Joyce Hasselman (PSL/SP), do presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), Cláudio Marçal Freire, do presidente da Confederação de Notários e Registradores do Brasil (CNR), Rogério Portugal Bacellar, além de presidentes de Anoregs Estaduais.

“Assumir o IRTDPJBrasil é um misto de desafio e alegria, pois sabemos das dificuldades que encontraremos, mas sabemos que teremos ao nosso lado amigos que ajudarão a trilhar os bons caminhos”, disse. “A palavra de ordem será disruptura, muito usada no âmbito tecnológico e que se aplicará à minha gestão. Vamos modernizar o RTDPJ, investir fortemente em tecnologia e fazer com que a atividade vá às pessoas, sem que estas tenham que necessariamente ir ao cartório. Vamos transformar o RTDPJ no cartório do futuro”, disse.

Presente ao evento, o deputado Celso Russomano (PRB/SP) elencou a importância dos cartórios para a sociedade e defendeu a importância da atuação dos cartórios e dos registradores de títulos e documentos. “O cartório é o local da garantia dos direitos individuais e coletivos da sociedade, onde você registra seus atos pessoais, seus bens, seus documentos que ficam ali arquivados para sempre, com garantia e certeza. Se não houvessem os cartórios, haveria uma insegurança completa na sociedade”, disse. “Os cartórios de títulos e documentos registram todos os documentos das pessoas e possuem atribuição residual, sendo de sua competência tudo aquilo que não é atribuição das demais atividades”, disse.

A segurança jurídica também foi destacada pela parlamentar Joyce Hasselman (PSL/SP) para quem “a defesa da segurança jurídica é essencial para o desenvolvimento do País”. “Estou chegando agora no Parlamento e conhecendo as pautas de cada um ainda, mas sei que precisamos colocar o nosso País nos trilhos e para isso a questão da segurança jurídica é de vital importância, por isso a relevância dos cartórios para o Brasil”.

Compõem ainda a diretoria eleita do IRTDPJBrasil, o vice-presidente Rodolfo Pinheiro de Morais, o 1º secretário Onivaldo Moisés Mariani, o 2º secretário Pérsio Brinckmann Filho, o 1º tesoureiro Francisco Cláudio Pinto Pinho, a 2ª tesoureira Júlia Vidigal, e os membros do Conselho Fiscal Glória Alice Ferreira Bertoli, Sônia Maria Andrade dos Santos e Paulo Roberto de Carvalho Rêgo.

“Quero desejar a toda a nova diretoria do IRTDPJBrasil um profícuo trabalho em prol de toda a sua especialidade que, certamente, se reverterá em um maior reconhecimento da importância de todo o segmento notarial e registral brasileiro”, destacou o presidente da Anoreg/BR, Cláudio Marçal Freire. “Parabéns ao Rainey e a toda a sua excelente diretoria que certamente farão um trabalho invejável”, completou Rogério Bacellar, da CNR.

Homenagens
Durante a cerimônia, o IRTDPJBrasil homenageou ainda os ex-presidentes da entidade, com a apresentação de seus retratos que comporão a galeria de presidentes da entidade. Na ocasião, foram homenageados os registradores José Maria Siviero, José Fávio Bueno Fischer e Paulo Roberto de Carvalho Rego.

“Fico muito gratificado com esta homenagem, afinal foram muitos anos à frente do Instituto, trabalhando e conscientizando as pessoas, os profissionais, os membros da comunidade jurídica e a própria classe sobre a importância de nossa atividade”, lembrou José Maria Siviero que recordou muitas das ações desenvolvidas sob sua gestão, inclusive o período de trabalho na Assembleia Constituinte de 1988 e o início do marketing da atividade registral.

“José Maria Siviero guiou o nosso Instituto por duas décadas. Paulo Rego foi o nosso líder por seis anos. Ambos trabalharam de forma incansável e árdua, cada um ao seu estilo, mas com o mesmo propósito de valorizar o Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas e, ainda hoje, continuam a nos inspirar nessa jornada”, destacou Rainey Marinho, que ainda citou o ex-presidente José Flávio Bueno Fischer que não pode estar presente.

Completando 30 anos na atividade cartorária, que coincidem com os 30 anos do Instituto completados em setembro de 2018, Marinho destacou os avanços da atividade. “Hoje temos uma Central RTDPJ, uma plataforma robusta, com mais de duas mil comarcas cadastradas e nosso portal já ultrapassou a marca de 3,7 milhões de acessos. Podemos dizer que temos a maior plataforma de serviços eletrônicos do País”, disse.

“Em breve lançaremos um projeto que colocará os nossos serviços na palma da mão de nossos clientes. Estaremos em tablets, smartphones, pois esse é um caminho sem volta. Se não o fizermos, outras instituições e empresas o farão”, completou o novo presidente. “Nossa missão é lutar pelo nosso espaço, pelas nossas atividades que nos são tão importantes. Já nos disseram que o RTDPJ é o cartório do futuro e é nisso que cremos, é por isso que lutaremos”.

Com Assessoria Anoreg/BR