Notícias, Sem Categoria

24/05/18

Maior etapa do Moradia Legal contempla 1.300 famílias em Palmeira dos Índios

46CE82F2-A6EA-4F23-A6E2-7693D5BD5BE4Cerca de 1.300 famílias tiveram a alegria de receber o título de propriedade de suas casas, nesta quarta-feira (23), em Palmeira dos Índios (AL). Trata-se da maior entrega já realizada pelo Judiciário de Alagoas e a Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg/AL), por meio do programa Moradia Legal, que este ano está em sua terceira edição.

DA08CB5A-85A4-4A7E-B491-95F9A2896596“Agradeço muito, porque eu não tinha condições de pagar. Esse documento chegou pra mim na hora certa”, disse a aposentada Rosa Luiza Pereira da Silva (60), que mora na casa há oito anos.
O motorista Zenaldo dos Santos (45), relata a dificuldade de registrar a casa sem uma ação como esta, que dá o título gratuitamente. “O ganho é muito pouco, e com a nossa condição financeira, não íamos ter nunca o registro. Então pra nós é uma satisfação muito grande essa oportunidade”.

A Anoreg/AL esteve representada no evento pelo cartorário de Joaquim Gomes, Hilton Loureiro, que em seu discurso destacou o importante papel do cartorário local na conclusão dos milhares de títulos de propriedade e do êxito do projeto social.

01EC62DE-B45F-4D6D-B45D-E5FCCB6D5169A desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, que morou boa parte de sua vida na cidade, esteve na solenidade exercendo a Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). “A moradia legal é uma das garantias constitucionais do cidadão e esse é um programa de fundamental importância. O Tribunal sempre teve essa visão social e está fazendo a sua parte. É uma honra e uma alegria muito grande estar aqui”.
O desembargador Otávio Leão Praxedes, presidente do TJAL, mas no exercício do cargo de governador do Estado, também participou do evento. “O programa é de vital importância porque atinge aqueles que mais necessitam de Justiça. Regularizando a situação das famílias, nós estamos também a evitar possíveis demandas no âmbito do Poder Judiciário”, ressaltou.
“O título de propriedade proporciona a essas famílias segurança jurídica, aumento do valor nominal desses bens, acesso ao crédito para reforma ou ampliação, e segurança na hora da transferência, em vida ou por ocasião da morte, aos herdeiros”, explica o juiz Carlos Cavalcanti, coordenador do programa.

O prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio César, agradeceu ao Judiciário, ao cartório local de registro de imóveis e à Anoreg/AL parceiros da Prefeitura na execução do projeto. Para o gestor, a medida representa inclusão social.
“Em Palmeira, de cada dez casas, oito não têm o registro. Eu peço aqui uma segunda etapa, com a missão de fazer para 2 mil famílias, e nós vamos fazê-lo”, discursou Júlio César.

Com Assessoria TJAL