Notícias

03/04/18

Cartório em Maceió apoia campanha “Abril Verde”

001A campanha Abril Verde, movimento de âmbito nacional que tem como objetivo conscientizar e incentivar medidas que promovam a redução do número de acidentes do trabalho no país, foi aderida pelo 2º 2º Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas de Maceió.

Durante todo o mês, os colaboradores do cartório estarão utilizando o laço verde, que remete à campanha, e se preocupando com a prevenção. “É muito importante cuidarmos da saúde dos nossos colaboradores e evitarmos ao máximo possíveis acidentes de trabalho. E mais do que isso, participando do movimento estamos alertando tanto as pessoas que trabalham na unidade cartorária como também à população que passa por aqui diariamente. Todos precisam se cuidar e fazemos isso com a prevenção”, afirmou Rainey Marinho, registrador da unidade, observando que o Brasil registra anualmente mais de 700 mil acidentes de trabalho.

Mobilização no país

O mês de abril foi escolhido por concentrar duas datas importantes relacionadas ao assunto: 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, e 28 de abril, Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho. 

Criado em 2014, pelo Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná, o Movimento Abril Verde tem como intuito trazer à sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro, com o objetivo maior de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, mobilizando a sociedade, órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para alertar sobre os problemas que ocorrem no mundo do trabalho.

Trabalho Seguro

Instituído pelo CSJT em 2012, o Programa Trabalho Seguro tem implementado medidas buscando contribuir diretamente para a redução de acidentes de trabalho e valorização da saúde e da vida dos trabalhadores. O Programa volta-se a promover a articulação entre instituições públicas federais, estaduais e municipais e aproximar-se aos atores da sociedade civil, tais como empregados, empregadores, sindicatos, Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs), instituições de pesquisa e ensino, promovendo a conscientização da importância do tema e contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura de prevenção de acidentes de trabalho.