Notícias

05/02/18

Anoreg/AL e CRA/AL analisam possibilidade de convênio para viabilizar protestos de títulos de dívidas

WhatsApp Image 2018-02-05 at 16.46.46O presidente da Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg/AL), Rainey Marinho, esteve reunido, na manhã desta segunda-feira (05), com cartorários e representantes do Conselho Regional de Administração de Alagoas (CRA-AL) para discutir a possibilidade de firmar convênio para agilizar a cobrança de protestos devidos ao CRA-AL.

O conselheiro Pedro Irineu avalia a importância da parceria para a cobrança dos inadimplentes com o conselho: “esse convênio é muito importante porque ele vai agilizar o processo de fiscalização do conselho. O impasse era o pagamento dos selos aos cartórios, mas o CRA já se propôs a arcar com as despesas; acreditamos que agora será firmado”, colocou.

Rainey Marinho explica que essa será a primeira vez que um conselho em Alagoas irá pagar os custos com o cartório, o que irá facilitar muito o processo. “O Conselho de Administração é o primeiro que vai pagar os selos aos cartórios. Isso irá facilitar todo o trâmite. Já que hoje nós temos alguns convênios celebrados com o Tribunal de Justiça – responsável pelo pagamento dos selos em convênios semelhantes -, mas esses convênios estão acabando e os outros conselhos pretendem continuar com o serviço”, explicou.

O presidente da Associação destacou, ainda, o desejo da entidade em firmar essa parceria. “A Anoreg sempre procura participar de parcerias que ajudam outras entidades e os cartórios. Acreditamos que já no próximo encontro vamos firmar o convênio com o CRA”, afirmou o presidente da Associação.

De acordo com o representante do CRA-AL, atualmente cerca de dois mil e quinhentos profissionais estão legalmente registrados no conselho. “Com essa sistemática nós vamos identificar o número real de profissionais, inclusive àqueles que nunca procuraram o conselho para se registrar. O convênio vai nos trazer inúmeras melhorias; vai melhorar a arrecadação e a fiscalização, além de gerar mais qualidade na área profissional do administrador”, pontuou Pedro Irineu.