Notícias

22/04/16

Em tarde mágica de literatura e sonhos, Anoreg/AL entrega livros da campanha “Construindo um Leitor” para população de Luziápolis

300 livros da campanha Construindo um Leitor foram doados durante visita a Luziápolis

300 livros da campanha Construindo um Leitor foram doados durante visita a Luziápolis

 

“Quando escrevo não conto só histórias, eu construo sonhos”. Foi incentivando a fabricação da imaginação, do fantástico mundo que há dentro de cada criança, que o presidente da Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg/AL), Rainey Marinho, iniciou sua conversa com os alunos da Escola Cícero Miziel dos Santos, localizada no distrito de Luziápolis, em Campo Alegre. O encontro aconteceu na tarde da última quarta-feira (20) e reuniu cerca de 150 pequenos leitores, que também receberam os livros arrecadados pela campanha da entidade de classe “Construindo um Leitor”.

Atentos a cada detalhe dito pelo escritor e cartorário, os meninos e meninas puderam descobrir como são construídas as histórias, seus personagens e os enredos. E para estimular a capacidade de criação das crianças, Rainey Marinho foi além do método tradicional das palestras, contou como foi sua infância e seu despertar para o mundo da literatura.

“Sempre fui uma criança curiosa e que criava histórias dentro minha cabeça. Cresci e continuei atento a tudo o que acontece ao meu redor, criando imagens das situações. Quando os meus filhos nasceram eu resolvi contar, nos livros, essas histórias que eu havia construído. Eu vejo uma coisa e começo a pensar como se isso fosse uma história infantil, junto os pedaços, pego um gravador e começo a contar para mim. Quando acho que ela já está pronta, coloco no papel”, contou o presidente da Anoreg/AL.

Ainda durante a palestra, Rainey Marinho explicou o motivo de preferir personagens que fogem dos padrões dos contos de fadas tradicionais. “Quando escrevi Gedeão e Filomena eu queria falar de amor. Mas não como os livros tradicionais que têm princesas bonitas, e o amor acaba não sendo o foco. As pessoas precisam entender que podem ser felizes fora do padrão. A felicidade e o amor não estão no que nos rodeia, mas dentro da gente. E é por isso que temos que lutar por eles”, afirmou.

Sonho

Rainey Marinho sempre destacou o compromisso da entidade de classe com a sociedade e formação do cidadão. Durante o encontro, o presidente da Associação lembrou para as crianças a importância do sonho em toda trajetória da vida. “O sonho não pode morrer. Ele tem que estar o tempo todo no caminho de vocês”.

A professora Sônia Maria da Silva conta que as crianças estavam ansiosas pelo encontro, leram durante as atividades em sala de aula a obra “O gatinho Zartan”, de Rainey Marinho, e planejaram uma encenação para o autor. “Esse momento de descoberta da leitura é emocionante. É como se eles estivessem sonhando com os olhos abertos. Por isso, é tão importante esse contato mágico com o autor, com a pessoa que ajuda a construir o sonho deles”, ressaltou.

Para a menina E. V., de 10 anos, que sonha em ser pediatra, a palestra despertou o interesse pela leitura e pelo mundo da fantasia. “Adorei ouvir o que ele falou. A história de como ele escreveu os livros, e os personagens. Eu gosto de contos de fadas e quando leio eu me sinto uma princesa também”. Já para o garoto N. V., também de 10 anos, a aventura é a parte mais interessante de um livro. O menino, que deseja crescer e salvar vidas através da medicina, conta que adora sonhar. “Eu sonho muito. E todos os meus sonhos têm aventura, ação, desafio. Eu gostei de saber como se escreve um livro. Agora vou prestar mais atenção nas coisas para também escrever histórias”.

Teatro

As crianças da Escola Cícero Miziel dos Santos receberam o presidente da Anoreg/AL com a encenação da obra “O gatinho Zartan” e a leitura da biografia de Rainey Marinho. A coordenadora Maria Sandra da Silva conta que o projeto pedagógico foi iniciado em 18 de abril, em comemoração ao Dia do Livro, e o teatro foi ensaiado caprichosamente pelos alunos. “Eles pesquisaram a biografia do autor, leram a obra e montaram a peça. Essa tarde é riquíssima para o aprendizado deles, que precisam tanto desse contato nessa fase da leitura. Essas crianças estão construindo a história delas, e essa palestra foi fundamental para isso”, afirmou.

Ao final da conversa com as crianças, Rainey Marinho sorteou 30 exemplares de “O gatinho Zartan” e doou para a instituição de ensino 200 livros arrecadados da campanha “Construindo um Leitor”.

Instituto Céu Aberto

A visita ao município de Campo Alegre também prestigiou o Instituto Céu Aberto, que recebeu 100 livros doados pela Campanha para a única biblioteca pública da cidade. Para a bibliotecária Emirielle Lima, a doação significa muito para as crianças e os jovens que frequentam a biblioteca Dona Mariquinha. “Começamos com poucas fichas. Hoje, já temos 350 crianças e adolescentes cadastrados. Não foi fácil o crescimento, mas esse espaço é muito importante para eles. E esses livros que estão chegando, sem dúvida alguma, vão somar bastante na vida de cada um. Nessa nossa caminhada aqui constatamos que só basta estimular que eles vão longe”.

O Instituto foi inaugurado em 12 de dezembro de 2011. É uma associação civil sem fins lucrativos que tem como objetivo promover melhorias na qualidade de vida da comunidade de Luziápolis, através de parcerias e programas sociais. A organização atende atualmente a 3.300 pessoas, e se mantém através de doações de parceiros e da sociedade. Quem tiver interesse em contribuir com o Instituto basta entrar em contato através do site www.institutoceuaberto.com.

Confira as fotos do evento aqui.