Notícias

27/06/13

Anoreg-BR defende o direito à democratização e à liberdade de expressão, mas com dignidade e respeito à ordem pública

bandeira-brasilO Brasil vive hoje um clima de efervescência, com a demonstração efetiva do direito de liberdade: uma busca crescente ao processo de abertura política e o fortalecimento do estado democrático de direito.

Há vinte e cinco anos, os representantes do povo brasileiro reuniram-se em Assembleia Nacional Constituinte e, há 25 anos, deram ao País a vigente Constituição-Cidadã. O objetivo era dar plena efetividade aos direitos e às garantias fundamentais: direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Valores supremos de uma sociedade moderna, pluralista, democrática e republicana!

A Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 05 de outubro de 1988, esta pautada na harmonia social, comprometida com a ordem e solução pacífica das controvérsias.

Hoje, homens e mulheres vão às ruas para manifestarem-se em defesa de seus direitos sociais e individuais, reivindicando mais saúde, mais educação, mais segurança e mais justiça. São postulações justas e plausíveis com a atual realidade vivenciada pelo povo brasileiro. Não querem apenas mudar o País: querem mudar para melhor!

A sensação que temos, nesse momento é de patriotismo, é da grandiosidade de ser Brasileiro e de simpatizar com as mudanças. Devemos deixar-nos contagiar pelo entusiasmo da população e também orientar nossos amigos e familiares a lutarem pelos seus direitos. Mas lutar nesse sentido é dar clamor público com dignidade, hombridade e, sobretudo, dentro da ordem! Afinal, se vamos para as ruas e destruímos bens públicos (que são de toda comunidade) nossas vozes serão caladas pela ignorância dos atos desmedidos de uma pequena minoria.

Vamos caminhar firmes e pacificamente em direção a um Brasil comprometido com sua gente e com seu futuro. Vamos dar bons exemplos às novas gerações e demonstrar, de forma firme e segura, quais são nossos objetivos. É o momento de repensar atitudes e traçar ideias de metas maiores.

Todos os cartórios extrajudiciais do País permanecerão à disposição do povo brasileiro na busca pelo aperfeiçoamento de nossas instituições sociais e políticas!

 

Rogério Portugal Bacellar

Presidente da Anoreg-BR