Notícias

Cartórios de Alagoas participam de treinamento para emissão de CNPJ

Integração com a Receita Federal inicia na capital e depois se estenderá para unidades no interior

Entre os dias 01 e 03 de março de 2021, os cartórios de Registro Civil das Pessoas Jurídicas da capital irão participar de treinamento com a Receita Federal do Brasil para implantação do cadastro sincronizado da Redesim para abertura de empresas e demais eventos decorrentes. Isso será possível graças à integração à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – Redesim, de iniciativa do governo federal, via Central RTDPJBrasil.

A integração se dará por meio de uma conexão entre a Central RTDPJBrasil  – www.rtdbrasil.org.br  – e o sistema Facilita, da Vox Tecnologia, empresa integradora da Redesim. “Alagoas é o primeiro do grupo de 11 estados atendidos por esse sistema a iniciar a emissão do CNPJ. Vamos fazer todo procedimento de forma eletrônica, ágil e transparente”, esclarece Rainey Marinho, presidente do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil (IRTDPJ Brasil) e da Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg/AL).

O gerente Nacional do Projeto de Integração REDESIM – RFB, Reynaldo de Almeida, destaca a relevância da integração entre Receita Federal e cartórios de Alagoas. “Será um grande passo para a simplificação, agilização e melhoria dos negócios no Brasil e especialmente para Alagoas, que será o primeiro Estado onde ocorrerá essa integração”, frisou.

Ele complementa: “Faço uma menção especial ao IRTDPJ Brasil e Anoreg-AL que em parceria com a Receita Federal envidará todos os esforços para que essa importante etapa seja implantada, que ao final, resultará em benefícios de toda a sociedade na medida que melhorará o fluxo de negócios no Brasil”, ratificou.

Nesta primeira etapa, serão integrados o 2º Cartório de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas e o 1º Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas. Na sequência, serão conectadas as serventias das comarcas do interior, de forma gradativa.

Na quinta-feira (04/03) acontecerá o primeiro deferimento de CNPJ dentro de uma unidade cartorária no estado de Alagoas. “Estamos ansiosos por esse momento tão importante e que marcará a história dos cartórios em todo país”, celebra Rainey Marinho.