Notícias

Presidente da Anoreg/AL participa de encontro com novo corregedor-geral de Justiça


O presidente da Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg/AL) esteve reunido com o novo Corregedor-Geral, Des. Fábio José Bittencourt Araújo, e com o juiz-auxiliar, Anderson dos Santos Passos, na sede da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJAL), na manhã desta quarta-feira (20).

No encontro foram abordados assuntos ligados às atividades dos cartórios extrajudiciais e entregue a edição impressa da Consolidação Normativa do Estado de Alagoas, produzida pela Anoreg/AL. Na oportunidade também foi apresentado um levantamento de propostas de aperfeiçoamento dos serviços ofertados à sociedade.

O presidente da Anoreg-AL, Rainey Marinho, afirmou que a Corregedoria sempre esteve aberta ao diálogo, recebendo sugestões importantes para a modernização dos serviços nos cartórios. Ele parabenizou o novo Corregedor-Geral pela novel gestão e afirmou que a Anoreg estará sempre pronta para ajudar o Judiciário alagoano em todas as demandas que forem necessárias.

“Em relação à Consolidação Normativa, a Anoreg apresentou uma proposta extremamente robusta referente aos cartórios de títulos de documentos de pessoas jurídicas – elaborada pelo Instituto de Títulos e Documentos do Brasil, e essa proposta é realmente revolucionária em termos de código de normas. A gente veio lembrar ao Desembargador para que se debruce com muito carinho sobre essa sugestão, porque eu tenho certeza que só vai melhorar as condições de atendimento da população e de trabalho dos cartórios dessa natureza”.

Para o Corregedor-Geral, Fábio Bittencourt, a reunião foi propícia para alinhar procedimentos, principalmente no que se refere às prestações de contas pelos cartórios. “Trabalhamos direcionados à população junto com esses cartórios extrajudiciais, e, no que concerne à prestação de contas, alguns detalhes ou falhas poderiam ser dirimidos, por exemplo, com a participação de profissional de serviço contábil existente aqui na Corregedoria para as serventias”.

O juiz auxiliar Anderson Passos, coordenador do Setor Extrajudicial da CGJAL, falou das expectativas de trabalho junto aos cartórios. “Agora é o início da gestão e a ideia é a gente manter o bom trabalho que estava sendo realizado pela gestão anterior, principalmente no Extrajudicial, que representa a demanda maior da Corregedoria. O objetivo é manter um contato próximo com os cartórios e as associações, para que possamos resolver as questões de forma amigável”. Também participou do encontro o advogado da Anoreg, Felipe Cajueiro.

Também participaram do encontro o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-AL), Cleomadson Abreu, e o advogado da Anoreg/AL, Felipe Cajueiro.