Notícias

Moradia Legal regulariza quase 1.200 imóveis em três municípios

Cerimônias virtuais foram realizadas nesta sexta-feira (24) para marcar entrega gratuita dos documentos para a população

O programa Moradia Legal regularizou quase 1200 imóveis em três municípios nesta sexta-feira (24). As cerimônias virtuais marcaram a entrega de 1.179 títulos de propriedade para moradores de baixa renda das cidades de Rio Largo, São Miguel dos Campos e Igaci, nesta sexta-feira (24). Os documentos foram viabilizados de forma gratuita para a população, por meio do programa de regularização fundiária, promovido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas e a Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg/AL) com o apoio das prefeituras municipais conveniadas ao projeto.

Virtualmente, o presidente da Anoreg, Rainey Marinho, destacou que os cartórios têm atuado “com muita intensidade na área social”. “Eu queria dizer a Anoreg sempre foi e vai continuar parceira do Tribunal de Justiça, porque entende que o caminho que a sociedade encontra tranquilidade é através da área jurídica, pacificadora”, afirmou.

Na oportunidade, o presidente do TJ/AL, Tutmés Airan, que conduziu a cerimônia virtualmente de Maceió, agradeceu o trabalho e a cooperação das prefeituras, dos registradores cartorários de cada cidade, da Associação dos Notários e Registradores (Anoreg-AL), e do juiz Carlos Cavalcanti, coordenador do programa.

“Eu gosto muito desse programa, porque ele sintetiza tudo que o Poder pode fazer de bem para as pessoas”, declarou o presidente do Tribunal. “Esse título tem significados muito grandes. Eu cansei de ver nas cerimônias presenciais, pessoas pobres, que precisam do trabalho da gente, chorando ao receber o título. Só aí eu pude ter a compreensão da importância disso na vida delas”.

Com o título de propriedade, continuou o presidente, os cidadãos passam a ter a tranquilidade de que a sua casa continuará servindo de abrigo para as próximas gerações da família. Além disso, o imóvel tem seu valor aumentado, e pode ser utilizado como garantia em algum financiamento.

Seis beneficiários de cada Município foram selecionados para representar os moradores e participaram das solenidades a partir de suas cidades, ao lado dos prefeitos Gilberto Gonçalves (Rio Largo), Oliveiro Piancó (Igaci) e Pedro Ricardo Jatobá, o Pedoca (São Miguel). Os demais títulos serão entregues pelos cartórios, evitando-se aglomerações.