Notícias

Anoreg/AL e IRDPJ Brasil promovem palestra sobre sobre “Notificação por Hora Certa” para cartorários de AL


Foi com o auditório lotado que o professor Durval Hale, presidente do IRTDPJ/RJ, foi recebido pelos cartorários de Alagoas. Na manhã desta quinta-feira (12/12) Hale abordou o tema “Notificação por hora certa – Boas práticas para Diligência e Notificação”.

A palestra discutiu ainda sobre atividade registral, e foi acompanhada com entusiasmo pelos presentes ao evento.

A escrevente Ana Lúcia Silva Costa, de Marechal Deodoro aprovou a iniciativa. “Gostei muito desse encontro. Foi bem interessante porque esclareceu bastante sobre as notificações de hora certa. Com certeza de tudo visto vai melhorar o meu trabalho, porque antes de fazer de qualquer certidão com poucos dados, foi concluir, como o professor Durval nos recomentou, tudo no momento em que o cidadão estiver no Cartorio. Vai nos resguardar e evitar retrabalho”, afirmou.

Satisfeito em estar em Alagoas, o palestrante convidado é Durval Hale agradeceu o convite. “É muito bom estar aqui. Estou muito feliz em poder estar em Alagoas e contribuir de alguma forma para os cartórios do estado”, disse. Hale acrescentou que a palestra tem a função de esclarecer dúvidas dos registradores de Alagoas.  “Esse tipo de notificação é utilizado na recuperação dos créditos dos financiamentos imobiliários. Se a notificação não for cumprida corretamente, o oficial do Registro de Imóveis não conseguirá efetuar a consolidação da propriedade no nome do credor fiduciário”, colocou o oficial do 5º Registro de Títulos e Documentos do Rio de Janeiro.

Durval Hale também é autor de uma importante obra sobre esse assunto: “Estudo sobre o Incidente da Notificação Extrajudicial por Hora Certa no regime jurídico do sistema financeiro imobiliário”.

Mesa redonda

Logo em seguida o presidente da Anoreg/AL, o professor Durval Hale e representantes da Caixa Econômica Federal integraram uma mesa redonda onde os cartorários puderam tirar dúvidas referentes ao assunto.

Para o presidente da entidade foi um momento ímpar de informação e troca de experiências. “Ficamos muito lisonjeados e felizes de receber em nossa terra o professor Durval Hale. Foi um momento de muito aprendizado, onde também pudemos tirar dúvidas e trocar experiências”, concluiu.