Notícias, Sem Categoria

Selo Digital é implantado nos cartórios de Alagoas

A Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg/AL) participou nesta quinta-feira (23/05) do início da implantação do Selo Digital em cartórios de Alagoas, feita pela corregedoria Geral de Justiça do Estado (CGJ/AL). Durante o evento que aconteceu na Escola Superior da Magistratura (Esmal), os cartorários assistiram a apresentação do sistema que permitirá o acesso ao Selo Digital e tiraram dúvidas sobre o funcionamento da ferramenta.

O presidente da Anoreg/AL, Rainey Marinho, destacou que a virtualização é um caminho sem volta. “É um momento de disruptura. Saímos desse meio de papel, para o meio eletrônico. Todos os segmentos estão fazendo isso, o Governo Federal e Estadual, e agora os cartórios. Eu espero que o lançamento do Selo Digital faça com que a gente definitivamente coloque os dois pés nesse movimento eletrônico tão fundamental para a virada do nosso segmento em termos de sociedade”, afirmou.

Rainey Marinho explica ainda que, a partir de agora, as serventias extrajudiciais  o selo deixa de ser físico. “O selo agora será adquirido virtualmente, vai ter mais campos e proporcionar ainda mais segurança à população”, ressaltou.

Para o corregedor-geral de Justiça, Fernando Tourinho, o início da implantação é um marco para Alagoas. “Fizemos uma apresentação a todos os cartórios envolvidos e pedimos, neste momento, a ajuda e colaboração de todos os cartórios no início da implantação do Selo Digital. Nossa expectativa é que até o final do ano todos os cartórios de Alagoas já estejam trabalhando com Selo Digital”, disse.