Notícias, Sem Categoria

Anoreg/AL recebe visita do novo corregedor-geral de Justiça

Fernando Tourinho conheceu a sede da associação e tratou de assuntos relativos às serventias extrajudiciais do Estado

A Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg/AL), recebeu na manhã desta sexta-feira (25/01), a visita do novo corregedor-geral de Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho. Acompanhado do presidente da entidade, Rainey Marinho, Tourinho conheceu a sede da entidade e visitou os diversos ambientes da associação. Em seguida reuniram-se com a diretoria da entidade, o presidente da Arpen, Cleomádson Abreu, e a juíza-auxiliar da corregedoria-geral de Justiça de Alagoas (CGJ/AL), Lorena Sotto-Mayor para tratar de assuntos relativos à categoria e aperfeiçoar os serviços oferecidos pelas serventias extrajudiciais do Estado.

Tourinho ouviu algumas demandas da categoria e apresentou as principais metas de sua gestão voltadas à modernização, padronização de serviços e capacitação. “Nós estamos iniciando a gestão e conversando com as entidades. Viemos fazer isso, hoje, aqui na Anoreg, com o intuito de melhorar o serviço que prestamos. A gente vai começar, a partir de agora, a ter algumas tratativas; nos trouxeram algumas reivindicações, que nós vamos estudar essas matérias e, certamente, a gente vai encontrar, dialogando, mecanismos para melhorarmos esses serviços prestados”, disse.

Outro tema debatido durante o encontro foi a possibilidade de uma parceria entre a Anoreg/AL e a Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) para realização de treinamentos nas serventias extrajudiciais. “Nós só temos condições de melhorar os serviços se os servidores estiverem qualificados. Como, hoje, a Esmal trabalha com servidores do Judiciário e os magistrados, nós vamos buscar também acrescentar os servidores do Extrajudicial, porque são serviços que têm tudo a ver com o Judiciário. Capacitação para melhor atender à população. O servidor melhor qualificado vai atender melhor a população alagoana”, afirmou Fernando Tourinho.

Satisfeito, o presidente da Anoreg/AL, agradeceu a visita e destacou a relevância do bom relacionamento com a corregedoria-geral de Justiça: “a Anoreg está muito honrada com a visita do corregedor; começamos, agora, um novo debate, uma nova construção com a  atual gestão da corregedoria-geral de Justiça. Ficamos muito felizes com esse encontro, porque além do estreitamento entre Anoreg e Justiça Estadual, que sempre existiu, agora vamos para o campo dos treinamentos. Junto com a corregedoria vamos capacitar nossos servidores, e não faremos apenas com os titulares, vamos capacitar os funcionários dos cartórios. Porque o nosso intuito é investir cada vez mais em tecnologia e capacitação”, afirmou Rainey Marinho.

Durante a reunião, o desembargador Fernando Tourinho defendeu, ainda, a fusão do sistema de virtualização para atender às demandas dos cartórios, e propôs que o Selo Digital seja adotado nas serventias extrajudiciais. “O selo digital, na minha visão, é de fundamental importância para que todos os cartórios tenham um sistema. Na verdade, nós precisamos uniformizar os serviços que prestamos e nós temos realidades díspares. Tem cartórios superavitários, mas tem muitos cartórios deficitários, que precisam ser ajudados. Com essa uniformização do selo digital, todos os cartórios terão um sistema para poder operacionalizar. Penso que isso é o grande feeling para que a sociedade seja melhor atendida”, colocou o corregedor.