Notícias

20/06/18

Moradia Legal III beneficia 425 famílias em Ibateguara

O Moradia Legal III, programa de regularização fundiária do Poder Judiciário de Alagoas em parceria com a Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg/AL) e as prefeituras municipais, beneficiou, nesta quarta-feira (20), 425 famílias de Ibateguara, que receberam, gratuitamente, os títulos de propriedade de seus imóveis. Nesta terceira edição do programa, já foram distribuídos mais de 5.500 títulos em 13 municípios do Estado.

“Temos a certeza de que estamos no caminho certo. A regularização dos imóveis dá mais dignidade e segurança jurídica às famílias”, afirmou o juiz Carlos Cavalcanti, coordenador do programa.

Representando a Anoreg/AL no evento, o tabelião Carlos Cardoso, destacou os benefícios do projeto para a população mais carente. “Diariamente chegam pessoas no meu cartório querendo registrar seus imóveis, mas, infelizmente os impostos são muito altos e lavrar a escritura também. Então muitas vezes elas não conseguem legalizar suas casas. Estamos vendo mais de quatrocentas famílias que tinham esse sonho de registrar e só estão conseguindo em virtude desse projeto maravilhoso, desenvolvido pelo trabalho da Anoreg e do Tribunal de Justiça”, avaliou o cartorário de União dos Palmares.

Um dos contemplados em Ibateguara foi o agente de portaria Jurandir Pereira, de 39 anos. Ele mora em seu imóvel há mais de dez anos com a esposa e os dois filhos e, nesse período, já havia tentado obter a escritura da casa. “Tentei, mas não consegui, porque o valor é alto. Essa iniciativa é importante porque atinge as pessoas de renda baixa”, disse.

Além de Ibateguara, já foram entregues títulos de propriedade nos municípios de Maragogi, Campo Alegre, Junqueiro, Teotônio Vilela, São José da Laje, Jaramataia, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia, Carneiros, Capela e Cacimbinhas.

O prefeito de Ibateguara, Geo Cruz, agradeceu o apoio do TJ e da Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg/AL), parceira do programa. “Em nossa cidade, 90% das residências não tem escritura, isso devido, principalmente, a problemas de inventário. A entrega desses títulos foi muito importante, e queremos realizar novas entregas após o período da eleição”.