Notícias

03/05/18

Zeno Veloso profere palestra sobre filiação socioafetiva para notários e registradores de Alagoas

04597730-56F9-4C6E-A7D6-D5E955EA39E9“A filiação não é apenas o nascimento. A família não é apenas o sangue. Mas crescer, viver, envelhecer juntos”, citando o escritor francês Joseph Goldstein, o notário e jurista Zeno Veloso falou para uma plateia de cerca de 100 notários e registradores de Alagoas sobre “A filiação socioafetiva e o papel dos notários e registradores”. O evento promovido pela Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg/AL) aconteceu nesta quinta-feira (03/05), no auditório do Norcon Empresarial, em Mangabeiras.

O jurista renomado internacionalmente, destacou procedimentos e a importância da atividade notarial e registral, além de citar casos práticos e exemplos de filiação socioafetiva.

O presidente da entidade Rainey Marinho, destacou a relevância da palestra para atualização dos notários e registradores, seis meses depois do Conselho Nacional de Justiça ter disciplinado o procedimento de reconhecimento de filiação socioafetiva, perante os Ofícios do Registro Civil das Pessoas Naturais. “Trazer o professor Zeno, que é uma das maiores autoridades em Direito de família é um grande orgulho. Trazê-lo para traçar esse conhecimento no estado de Alagoas foi muito valioso. Só faz engrandecer o conhecimento dos notários e registradores e dar um passo a frente no procedimento”, afirmou.

Entre os presentes o presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família em Alagoas (IBDFAM), juiz Wlademir Paes de Lira, que fez uma breve apresentação do palestrante e falou da contribuição e importância do jurista para o estado e o Direito de Família. “Precisaria de horas para descrever o professor Zeno Veloso, mas com toda minha admiração digo que ele é um dos maiores conhecedores do Direito de Família e muito nos orgulhamos de tê-lo em nosso estado mais uma vez”, colocou.

Também compareceram ao evento o deputado estadual Sérgio Toledo e a promotora de justiça Lavínia Fragoso.

58F3C346-04AC-4905-A035-66056AE3ABF0Inauguração nova sede

Durante o evento, a entidade inaugurou uma nova sala intitulada “Jorge de Azevedo Castro.

“Fizemos uma espécie de transformação, trazendo ainda mais profissionalismo para a Anoreg. Investimos na base tecnológica fixa, com salas de estudo, espaços maiores para reuniões e eventos. Além de salas para os diretores, possibilitando encontros e reuniões para cada categoria”, avaliou Rainey Marinho.

Homenagem

A nova sala tem o nome do horário e registrador Jorge de Araújo Azevedo. A viúva do homenageado agradeceu à família Anoreg pela homenagem. “Jorge era um defensor incansável do Direito e da Justiça. Lembro-me bem, a ANOREG era sua família, acusando-me injustificável ciúme. Esse homenagem, desculpe a falta de modéstia, é merecida”, afirmou.

O espaço amplo, que fica localizado em frente à antiga sala da Anoreg, conta com sala da presidência, secretaria, além de sala de reunião e duas sala de estudos.

3ACB7C8F-2085-4AF0-A5B6-81B9DB6ED00AAs salas de estudo fazem uma homenagem ao jurista Zeno Veloso. “Essa homenagem também é mais que merecida. O professor Zeno é uma referência para todos os notários e registradores de Alagoas e do Brasil”, destacou Rainey Marinho.

Livros autografados

Após a inauguração da sede, os participantes receberam o livro “Direito Civil – Temas”, que foi em seguida autografado pelo autor, professor Zeno Veloso.