Notícias

23/09/17

Notários e registradores participam de curso sobre Gestão e Usucapião

Capacitação aconteceu neste sábado na sede da Anoreg/AL

imageCerca de 100 notários e registradores de Alagoas participaram de um curso promovido pela Associação de Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg/AL), neste sábado (23), que tratou dois temas que visam a qualificação de excelência de seus associados: Gestão de Qualidade e Usucapião Administrativo.

A primeira temática foi abordada pela superintendente da Anoreg/BR, Fernanda Castro, que falou sobre a importância dos cartórios se dedicarem às normas da ABNT. “Quando você se adapta a uma norma, isso acaba influenciando positivamente e melhorando no serviço prestado”, disse.

imageEla destacou, ainda, a relevância de investir na gestão de pessoas: “prestar um bom atendimento ao público, cativar clientes, entregar o serviço antes do prazo estabelecido, por exemplo, são meios de demonstrar à sociedade qualidade e excelência. Com essa simples preocupação, o fluxo diário vai melhorar e otimizar todo o trabalho na unidade cartorária”, avaliou Fernanda Castro.

Já o tabelião da Bahia, João Pedro Câmara, que é professor imageespecialista em Direito Registral Imobiliário, falou sobre a atualização da legislação em relação aos vários tipos de usucapião que podem ser declarados extrajudicialmente com o novo CPC, e quais os seus requisitos para que tanto o tabelião na hora de fazer a ata notarial, quanto o registrador na condução do procedimento de usucapião, podem utilizar com segurança.

O professor falou principalmente da atualização da legislação, através da lei da n. 13.465, que expressa que o “silêncio” é interpretado como concordância, o que viabiliza o andamento exitoso do processo em cartório.

“Já viemos em Maceió para falar sobre o instituto de usucapião administrativo, agora voltamos para reforçar o procedimento e falar sobre a atualização e a grande novidade da legislação. Agora ficou muito mais fácil e viável resolver a temática no cartório”, explicou.

imageJoão Pedro avalia que a usucapião será uma importante forma de regularizar as propriedades que estão ilegais fora do sistema registral. “Isso faz a economia girar. Movimenta os cartórios e outros setores, como o financiamento bancário para melhoria dos imóveis, por exemplo”, colocou.

João Pedro Câmara também abordou durante o curso as fases do procedimento de usucapião, partes envolvidas e a documentação necessária.

O presidente da Associação, Rainey Marinho, lembrou, durante a abertura do curso, de ações realizadas pela Anoreg/AL que tem melhorado a atividade cartorial no estado, e destacou a importância de promover capacitações para a classe.

“É um compromisso da entidade de classe atualizar os cartorários, oferecendo sempre capacitação de acordo com a necessidade apontada pelos associados. As leis estão sempre em busca de se adequar as necessidades desse novo perfil de sociedade. E nós também temos que buscar constantemente essa atualização. Por isso, a Anoreg/AL se empenha em oferecer  cursos de capacitação para seu associado, de acordo com as necessidades apontadas por eles, pois ainda somos carentes de cursos na nossa área”, disse.

Para o cartorária Michele Maria Lira Souto Silveira, de São José da Laje, o curso é importante para a atualização dos cartorários com o novo procedimento. “Com essa atualização vamos ter mais segurança para começar a realizar o procedimento. Aqui podemos trocar experiência e tirar as dúvidas de possíveis problemas que surjam”, afirmou.