Notícias

16/11/16

Rainey Marinho profere discurso caloroso e cheio de agradecimentos

Presidente da Anoreg/AL falou durante solenidade de abertura do XVIII Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro em Maceió

Caros cartorários, notários e registradores de todo o Brasil, Alagoas mostra-se orgulhosa diante da presença de tantos colegas representantes de classe e profissionais do direito que nos prestigiam com suas presenças no XVIII Congresso Nacional da Anoreg/BR, que realiza-se aqui em Maceió.

raineyTambém não poderia deixar de agradecer a tantas autoridades de meu estado e de outros estados; membros do executivo, legislativo e judiciário Brasileiro que entendem o verdadeiro papel de nossa categoria e que certamente juntos, todos nós, com a sociedade organizada e poderes constituídos seremos protagonistas de uma país mais justo onde as distâncias certamente serão diminuídas formando, em um futuro próximo, um país mais plural e igualitário.

Os alagoanos possuem uma característica que certamente será encontrada em todo nosso querido Nordeste; No Ceará de nossa querida Helena Borges – presidente da Anoreg/CE -, em Pernambuco de nosso colega  Luiz Geraldo – Presidente da Anoreg/PE, em Sergipe de Sergio Saber, na Bahia de Marly, no Rio Grande do Norte de Lucivam e na Paraíba de Germano Toscano de Brito.

Nós nordestinos sabemos abrir nossos braços e estendê-los até que todos aqueles que nos visitam sintam-se abraçados e percebam nosso carinho e orgulho em recebê-los. Alagoas, historicamente, sempre foi uma terra de luta pela liberdade. Cito Zumbi e Calabar e suas batalhas que a partir de um sonho de liberdade sucumbiram aos inimigos da jovem nação brasileira. Eles transmitiram às outras gerações que estariam por vir, os ideais de um país livre e soberano.

Liberdade meus amigos,  combina com república e democracia. Por isso, fico extremamente feliz que nosso congresso inaugure seus trabalhos no dia de hoje. Onde há exatos 127 anos um alagoano, Deodoro da Fonseca, no Rio de Janeiro, linda cidade, de nossos colegas – Carlos Firmo, Renaldo Bussiere e Sônia, também aqui presentes – proclamou seu nascimento e bradou em alto e bom som: “Digam ao povo brasileiro que a república esta feita”. Tenham a certeza, tudo isso sob a proteção do maior republicano que já existiu: Jesus Cristo.

Caros, foi com esse sentimento de democracia que nosso presidente o paranaense Rogério Bacellar, torcedor apaixonado do Coritiba, anos atrás assumiu a Anoreg Brasil, transformando a vontade continental dos notários e registradores deste país em realidade. O Paraná tem dado a esta categoria grandes notários e registradores. Cito o amigo Robert e os Ricardos, Leão e Coelho. Esse último um grande amigo pessoal.

Mas, foi Rogério com seu sangue novo que dinamizou a entidade. Abrindo espaço e ouvindo os anseios de
todo Brasil na busca pela modernidade e representação. Transformando em realidade o que estava represado nos corações de colegas como Mauricio Leonardo de Minas, companheiro de primeiro momento nessa batalha.

Rogério criou várias entidades importantes: Rares – Rede Anoreg de Responsabilidade Social, as Federações Nacionais dos Notários e Registradores, a Confederação nacional dos notários e registradores do Brasil, onde orgulhosamente ocupo a seu lado o cargo de vice-presidente. Foram tantas conquistas mais, que somos devedores de seu tempo a frente de nossa categoria.

O próximo presidente da Anoreg Brasil, que será escolhido ano que vem para comandar nossa
associação, visto que Rogério agora irá voltar-se para a luta de comandar a Confederação dos Notários e Registradores do Brasil, terá certamente em Rogério Bacellar um porto seguro; um farol. Possibilitando que as duas entidades, coirmãs, caminhem lado-a-lado, marchando para novas conquistas e um novo tempo. Uma categoria mais forte, constituída de (associações, federações e confederação).

Entendo que a única característica básica para o sucesso de uma nova gestão reside nas palavras de T.S.Eliot: “A única sabedoria que uma pessoa pode esperar adquirir é a sabedoria da humildade.”

Pois bem, o próximo presidente deverá ser humilde não tendo na necessidade pessoal a busca de sua
realizações.

Amigo Rogério, em nome dos alagoanos agradeço não só a você, mas a toda a sua linda família que tanto abdicou de sua presença durante esse anos em prol de nossa categoria. Dona Jô e filhos, aqui externo meu muito obrigado.

Amigos, ao longo dos anos as Anoregs e colegas participaram ativamente de trabalhos de cunho social em todo território nacional. Cito o trabalho realizado no Rio de Janeiro, denominado “A CASA É NOSSA”, e aqui em Alagoas, em parceria com o Tribunal de Justiça e prefeituras municipais, os projetos denominados Moradia Legal I e II. Onde a Anoreg Alagoas com esses parceiros ofertaram gratuitamente à população de baixa renda o sagrado direito de sua moradia, fazendo alcançar a esses brasileiros o título de sua propriedade,  devidamente registrado.

Foram quase 30 mil títulos, beneficiando mais de 100 mil pessoas, em 36 municípios alagoanos. Quando imaginamos que o estado de Alagoas possui 3,200 milhões de habitantes, entendemos o alcance social desse projeto. Um sucesso da cidadania.

Caros, da mesmo forma que nosso país luta para erradicar as enormes distâncias sociais que separam seu povo, em nosso segmento também possuímos uma lacuna enorme entre os cartórios de baixíssima renda e demais colegas a despeito do que é divulgado com intensidade na mídia nacional e estadual, que insiste em não postar seus olhos na totalidade de nosso segmento.

Aqui em Alagoas possuímos mais de 80 cartórios que recebem do Fundo Especial do Registro Civil – FERC, em torno de R$ 1.200, 00 reais para não fechar suas portas e continuar atendendo à população nos mais distantes rincões com sua capilaridade. Também possuímos casos semelhantes em Minas Gerais, Rio e outros estados da Federação, acontece no Brasil inteiro.

Martin Luther King Junior versava sobre a justiça: “Nós não estaremos satisfeitos até que a justiça corra como água e a retidão como um caudaloso rio. “Não existirá obra mais importante em nossa categoria que encurtar essas distâncias. Esse colegas precisão de nosso apoio para seguir com sua missão. Não é um projeto ou uma ação associativa. Isso é uma imposição, um dever e uma responsabilidade que possuímos com esses colegas. Pois então, nos deixemos molhar por essa justiça de Luther King.

Nesse momento tenho que agradecer aos colegas: Carlos Firmo, Mauricio Leonardo, Alan Guerra e Ary José de Lima que propiciaram 80 inscrições aos colegas de Alagoas que encontravam dificuldade em participar de nosso congresso. Alagoas penhoradamente agradece a todos vocês.

Por fim, não também poderia deixar de agradecer à minha família pelo apoio ao longo dos anos que estou
à frente da Anoreg Alagoas: meus pais, minha Anamaria, minha Cecília, meu Lucas e minha Carol. Vocês são o berço de minha felicidade, a base de minha força, a razão de minha existência.

Aos associados da Anoreg Alagoas um muito obrigado pela confiança, afeto e apoio.

Deixo a todos a seguinte mensagem para ouçam em alto e bom som: “Os notários e registradores do Brasil estão fortes, unidos, sólidos e preparados para junto com a sociedade contruirmos uma nação bem mais justa e um país muito melhor”

Um bom congresso a todos,  sejam bem vindos a linda Alagoas.

Rainey Marinho, presidente da Associação de Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg/AL).