Notícias

30/05/16

Anoreg/AL lamenta falecimento do professor Jair Leonardo Lopes

rosa_luto

 

A Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg/AL) lamenta profundamente o falecimento do professor Jair Leonardo Lopes, pai do presidente do Sindicato e Registradores de Minas Gerais (Sinoreg/MG), Maurício Leonardo.

Jair Leonardo Lopes nasceu em 31 de maio de 1924, em Itamarandiba. Em 1950 ingressou na Ordem dos Advogados de Minas Gerais aos 26 anos. Presidiu a instituição entre 1987/1991. Foi professor, coordenador da Faculdade de Direito da UFMG e desembargador do TJ/MG.

Recentemente, em 6 de abril de 2016, realizou sustentação oral no TJ/MG, sendo aclamado por membros da magistratura e da advocacia. Jair Leonardo Lopes integrou a comissão revisora do anteprojeto do Código Penal de 1984, lei em vigor até os dias atuais.

Com mais de 60 anos de militância no direito penal, em recente entrevista ao jornal da OAB/MG, Jair Leonardo afirmou não se lembrar do número de processos em que atuou, tamanha a quantidade de trabalhos realizados.

Jair Leonardo Lopes foi membro do Ministério da Justiça, do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, do Conselho de Defesa da Pessoa Humana, do Instituto de Ciências Penais, do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, da Academia Mineira de Letras Acadêmicas, entre outras.

Para o presidente da Anoreg/AL, Rainey Marinho, Jair Leonardo era referência importante no mundo jurídico e uma personalidade forte entre os advogados. “Jair Leonardo era, e vai continuar sendo, um nome de peso no mundo jurídico. Ele era uma figura dinâmica, atuou em várias esferas do Direito, e muito contribuiu para a Justiça brasileira, além de deixar um legado importante no campo acadêmico. É, sem dúvida, uma grande perda”, lamentou Rainey Marinho.